sábado, 14 de abril de 2012

Bullying - O que é?



 Texto redigido por Lyncoln Rosa

É quando alguém machuca ou humilha constantemente outra pessoa. Xingar, espalhar rumores, AGREDIR ou excluir intencionalmente alguém também são formas de bullying.
Isso pode acontecer pessoalmente, por escrito, pelo telefone, pela internet, redes sociais (bullying virtual), na escola, no ônibus, em casa... em qualquer lugar. Seja lá onde for, o Bullying é inadmissível.O bullying é um problema sério que afeta milhões de crianças sem importar de onde são, principalmente na escola. E esse problema precisa ser resolvido o quanto antes. Normalmente, os menores, mais novos ou mais vulneráveis são as vítimas dos agressores. Eles escolhem as crianças que consideram diferentes, as que não usam roupas da moda, que vêm de uma minoria étnica, social ou racial. Por exemplo: as mais atrapalhadas, mais gordinhas, que têm as melhores notas ou que sejam tímidas. A verdade é que quem está a fim de machucar, humilhar ou excluir alguém do seu grupo de amigos não precisa de muito. O agressor não só humilha as vítimas como também afeta as testemunhas, especialmente quando elas não sabem o que fazer a respeito.
O bullying virtual se espalha viralmente pela web e pode fazer a vítima se sentir humilhada constantemente, de uma forma difícil de deter.
 
Não é uma piada, não é uma brincadeira, o Bullying é inadmissível.

DICAS :
Seja você a vítima ou a testemunha do bullying, existem muitas coisas que pode fazer para detê-lo. Mas a melhor coisa é NÃO FICAR CALADO.

CONTE PARA UM ADULTO:
Você precisa falar com alguém - seus pais, um professor ou alguém em quem confie, que possa interferir e deter o bullying. 
Lembre-se: Pedir ajuda não é dedurar, é ajudar quem precisa.

“ A violência é a primeira providência quando acaba a inteligência.
Não seja ignorante diga não ao bullying ”




Adaptação:
Lyncoln Rosa -7º Ano - A



Veja também a postagem de mais alunos sobre o tema Bullying nos links abaixo:
Bullying - Diga NÃO! - ( Clique aqui )
Cyberbullying - ( Clique aqui )

domingo, 8 de abril de 2012

ModaLinke

Sabiam que na ESO temos uma blogueira de plantão? Não?
Pois bem, a aluna do 4º Ano - A, Maria Eduarda, é dona do blog "Moda Linke"
responsável por passar dicas sobre moda e novidades do mundo estilístico para
todos os leitores da web!

Interessado em ver o blog??? Clique na imagem abaixo e acesse o "Moda Linke"!!





“Ele serve para que as pessoas se informem sobre a arte da moda. Espero que todos gostem."
 Maria Eduarda – 4º Ano A.


A imagem usada no banner foi colocada apenas como meio de 
divulgação do título “Modalinke” e não tem qualquer vinculo com o blog.

Poesia Condoreira


CONDORERISMO
Resumo adaptado por Jackson Paiva

É uma escola literária da poesia brasileira, marcada pelo tem social e defendia as ideias de pensamentos iguais. As décadas de 60 e 70 do século XIX representam para a poesia brasileira um período de transição, muitos procedimentos da primeira e segunda geração são mantidos, novidades de formas e conteúdo dão origem a terceira geração, que vai ser mais voltada para os problemas da sociedade e com um novo jeito de tratar o tema amoroso.
Os condoreiros desenvolveram uma poesia social, comprometidos com a causa abolicionista e republicana. São poemas de tom grandiloquente, próxima da oratória, cujo fim é conquistar o leitor para a causa defendida.
O nome da corrente, condoreirismo, associa-se ao condor ou outras aves, como a águia, o falcão e o albatroz, que foram tomadas como símbolo dessa geração de poetas com preocupações sociais
.

Autor da escola literária:
- Castro Alves

Também conhecido como o poeta dos escravos ele foi a expressão principal da poesia condonreira. Além da poesia social ele cultivou ainda a poesia lírica, a épica e o teatro.
Sua obra representa, na evolução da poesia romântica brasileira, um momento de maturidade e de transição. Maturidade em relação a certas atitudes ingênuas das gerações anteriores, como a idealização amorosa.


Adaptação:
Jackson Paiva - 1º Ano do Ensino Médio


Fontes de Pesquisa:
Wikipédia - Enciclopédia Livre ( http://pt.wikipedia.org/ )

Vida e Ética


 O AMOR À VIDA – UMA QUESTÃO DE ÉTICA
Texto adaptado por Ana Clara Maria Santana Neneu

Ao longo do tempo, a humanidade vem se apresentando cheia de conflitos que começaram, primeiramente, no “ser” de cada um. Os laços de relacionamentos que prendem os seres humanos é uma preocupação de muitos estudiosos. A amizade tornou-se um ponto de inquietação neste novo milênio. São os atos de humanidade, beneficência e gratidão que formalizam os deveres éticos dos amigos.

Estamos numa sociedade em que as pessoas acham cada vez mais difíceis demonstrar um mínimo de afeto aos outros. Em vez da noção de comunidade sensação de fazer parte de um grupo, encontramos um alto grau de solidão e perdas de laços afetivos, isso é, também, denunciado na afirmativa de Dalai Lama, em seu livro “Uma ética para o novo milênio”.




Adaptação:
Ana Clara Maria Santana Neneu - 7º Ano B

Referências do livro "Ética e Cidadania - Valores Humanos" da editora FTD



Gostaria de saber mais sobre Dalai Lama? 
Confira o link: Dalai Lama - Wikipédia
Está interessado no livro "Uma ética para o novo milênio"?  
Confira o link:  Ética para o novo milênio - Submarino