domingo, 8 de abril de 2012

Poesia Condoreira


CONDORERISMO
Resumo adaptado por Jackson Paiva

É uma escola literária da poesia brasileira, marcada pelo tem social e defendia as ideias de pensamentos iguais. As décadas de 60 e 70 do século XIX representam para a poesia brasileira um período de transição, muitos procedimentos da primeira e segunda geração são mantidos, novidades de formas e conteúdo dão origem a terceira geração, que vai ser mais voltada para os problemas da sociedade e com um novo jeito de tratar o tema amoroso.
Os condoreiros desenvolveram uma poesia social, comprometidos com a causa abolicionista e republicana. São poemas de tom grandiloquente, próxima da oratória, cujo fim é conquistar o leitor para a causa defendida.
O nome da corrente, condoreirismo, associa-se ao condor ou outras aves, como a águia, o falcão e o albatroz, que foram tomadas como símbolo dessa geração de poetas com preocupações sociais
.

Autor da escola literária:
- Castro Alves

Também conhecido como o poeta dos escravos ele foi a expressão principal da poesia condonreira. Além da poesia social ele cultivou ainda a poesia lírica, a épica e o teatro.
Sua obra representa, na evolução da poesia romântica brasileira, um momento de maturidade e de transição. Maturidade em relação a certas atitudes ingênuas das gerações anteriores, como a idealização amorosa.


Adaptação:
Jackson Paiva - 1º Ano do Ensino Médio


Fontes de Pesquisa:
Wikipédia - Enciclopédia Livre ( http://pt.wikipedia.org/ )

Nenhum comentário:

Postar um comentário